Menu


Notícias



Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de Aloe vera


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera, mais conhecida como babosa. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União.

É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de “novos alimentos”, a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim. O órgão adotou a proibição em caráter preventivo, já que faltam estudos científicos que comprovem que a ingestão da babosa não é prejudicial à saúde. O uso em cosméticos e materiais de limpeza continua permitido.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.

Alguns sucos à base da planta vinham sendo comercializados com recomendações de que traziam possíveis efeitos benéficos, como a redução dos níveis de glicose no sangue e o emagrecimento.

Fonte: Saúde Plena

« Voltar