Menu


Notícias



Café e chá contra doença cardíaca


Um grande estudo realizado na Holanda confirma que o consumo de café ou chá pode reduzir significativamente os riscos de desenvolver doença cardíaca. Acompanhando, por 13 anos, mais de 37 mil pessoas, pesquisadores da Universidade de Utrecht concluíram que tomar café ou chá não aumenta os riscos de morte e ainda tem um impacto positivo na saúde cardíaca: aqueles que tomavam três a seis xícaras diárias de chá eram 45% menos propensos a ter doença coronariana do que os participantes que tomavam menos de uma xícara; e os bebedores de café (seis xícaras diárias) tinham 36% menor risco.

Publicados no Journal of the American Heart Association, os resultados indicaram, ainda, que o risco de doença cardíaca pode ser reduzido em 20% com o consumo de duas a quatro xícaras de café por dia, mesmo que os consumidores dessa bebida sejam mais propensos a serem fumantes.

Apesar de o estudo não indicar as razões dessa relação, os pesquisadores, em consonância com estudos anteriores, associam a proteção a compostos com propriedades antioxidantes presentes em ambas as bebidas. Entretanto, mais estudos são necessários para indicar os mecanismos biológicos responsáveis pelo efeito do chá e do café contra problemas cardiovasculares.

Fonte: http://blogboasaude.zip.net

« Voltar