Menu


Notícias



Redução da massa muscular aumenta os riscos de diabetes


Apenas uma alimentação balanceada pode não ser suficiente para prevenir o diabetes tipo 2 - doença metabólica muitas vezes associada à obesidade. De acordo com um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, a sarcopenia - massa e força muscular reduzida, que é associada à obesidade e ao envelhecimento - pode aumentar os riscos de desenvolver o diabetes.

Avaliando dados de mais de 14 mil pessoas, os pesquisadores associaram a perda de massa muscular à resistência à insulina, principal causa do diabetes, tanto em pessoas obesas quanto naquelas que não tinham excesso de peso. E a sarcopenia também foi associada com altos níveis de glicose e com diabetes em pessoas obesas, principalmente entre os participantes com menos de 60 anos de idade.

“A sarcopenia, independentemente da obesidade, está associada com adversidade no metabolismo de glicose, e a associação é mais forte em indivíduos com menos de 60 anos, o que sugere que baixa massa muscular pode ser um sinal precoce da suscetibilidade ao diabetes”, escreveram os autores na revista Plos One. Baseados nos resultados e considerando o aumento da prevalência de obesidade, os autores destacam que “mais estudos são urgentemente necessários para desenvolver intervenções para prevenir a obesidade sarcopênica e suas consequências metabólicas”.

Fonte: http://blogboasaude.zip.net

« Voltar