Menu


Notícias



Aveia para o controle do colesterol


A aveia é uma das maiores estrelas da nutrição saudável, graças à sua fibra solúvel, a betaglucana. Ela retarda o esvaziamento do estômago, o que confere maior sensação de saciedade, ajudando quem está na luta contra a balança, e ainda dificulta a absorção de gorduras da alimentação, em especial do colesterol. Há também indícios de que inibe a síntese de LDL no fígado e um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou que sua adição ao cardápio aumenta em 11% os níveis do bom colesterol. O efeito positivo foi comprovado do lado de cá do Equador. Pesquisadores da Unifesp mostraram que este cereal conseguiu reduzir as taxas de colesterol de moradores de Riacho Grande, um bairro da cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Modo de usar: para ser eficiente, a aveia deve entrar no cardápio diário. Consuma duas colheres (sopa) por dia. Uma boa pedida é no café da manhã, adicionada ao leite ou iogurte, ou no lanche da tarde, misturada à banana, mamão ou qualquer outra fruta.

O papel da aveia no controle do colesterol

Uma equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), liderada pelo fisiologista Renato Romani, resolveu conferir o papel da aveia no controle do colesterol. O local escolhido foi o bairro de Riacho Grande, que pertence ao município de São Bernardo do Campo, próximo à capital paulista. Ali viviam 4.500 pessoas, das quais 12% tinham colesterol acima do recomendado. Dentro desse grupo, os pesquisadores recrutaram 126 homens e mulheres de 18 a 55 anos com colesterol entre 200 e 240 mg/dl. Os participantes foram orientados a incluir no seu cardápio diário 100 g de flocos de aveia ou 75 g de farelos de aveia. Não era preciso fazer outras mudanças na alimentação, nem houve incentivo à prática de atividade física, já que o objetivo do estudo era apenas testar o efeito da aveia. Em apenas um mês já apareceram resultados positivos: quedas de 5% a 15% nos índices de colesterol dos voluntários.

Fonte: Revista Viva Saúde

« Voltar